Foto/reprodução: Thiago Gadelha/DiáriodoNordeste
Publicado por: Amanda Escorsin | 12 maio 2022
Por Amanda Escorsin
Devido o congelamento do ICMS, os estados podem estar perdendo aproximadamente R$ 37 bilhões, segundo o secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto. As declarações foram feitas à CNN, nesta quinta-feira (12/5) com base nos com cálculos do Consefaz.
Para Salto, os estados estão cumprindo a legislação que estabeleceu o congelamento do imposto e “deram sua cota de contribuição, agora é a vez da União”. Ainda nesta quinta, os secretários da fazenda dos estados discutiram alternativas para o preço dos combustíveis com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Será depositado uma espécie de fundo, todo o dinheiro dos dividendos pagos pela Petrobras à União e utilizar esse montante para transferir para as pessoas que sofrem mais com a alta dos combustíveis. Seria uma medida eficiente e não prejudicaria o equilíbrio fiscal dos estados
Felipe Salto, secretário de Fazenda de São Paulo
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.