Foto: Reprodução

NotíciasPOLÍTICA

Na mira de Biden, PCC é alvo no combate às organizações criminosas

Publicado por: Amanda Escorsin | 16 dez 2021

Por Amanda Escorsin

Pela primeira vez no Brasil, um cartel brasileiro entra na lista de combate às organizações criminosas, de acordo com a embaixada dos EUA em Brasília. Isso ocorre devido o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter assinado uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais nessa quarta-feira (15).

Dentre os alvos de Biden, a facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) está inserida. O governo brasileiro foi informado da medida pelas autoridades norte-americanas. A lista de alvos da medida cita o PCC ao lado de organizações como o Cartel de Sinaloa, os Zetas e o Cartel de Juárez (grupos criminosos mexicanos) e o Clã do Golfo (organização colombiana também envolvida com narcotráfico).

O Departamento do Tesouro dos EUA designou 10 indivíduos e 15 entidades em quatro países que, segundo os americanos, estão envolvidos ou tentando se envolver em atividades ou transações que contribuíram ou representam risco de contribuir materialmente para a “proliferação internacional de drogas ilícitas ou seus meios de produção”.

O PCC, uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo, foi a entidade brasileira designada nesta ação. O PCC está envolvido principalmente no tráfico de drogas, mas também em lavagem de dinheiro, extorsão, assassinato por aluguel e cobrança de dívidas de drogas. Também atua fora do Brasil em toda a América do Sul e sua presença e rede financeira chega aos EUA, Europa, África e Ásia

Governo dos EUA, em nota

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.