Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Publicado por: Amanda Escorsin | 21 out 2021
Por Amanda Escorsin
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira (21/10), a criação de uma auxílio para recompor o valor do diesel para caminhoneiros autônomos. O chefe do Palácio do Planalto não revelou valores específicos e reforçou que em torno de 750 mil profissionais serão beneficiados. As declarações foram feitas durante a cerimônia de inauguração do Ramal do Agreste, em Sertânia (PE), obra da transposição do Rio São Francisco.
O pronunciamento ocorreu após transportadores de combustíveis de seis estados pedirem o alinhamento e a redução de impostos federais e estaduais e realizarem uma paralisação desde a meia-noite desta quinta. A categoria alega que governos estaduais e federal transferem a responsabilidade pela alta dos preços uns aos outros, mas não reduzem os valores, deixando as empresas no prejuízo.
Fazemos isso porque é através deles que as mercadorias e alimentos chegam nos quatro cantos do país. Os caminhoneiros receberão uma ajuda para compensar o aumento do diesel. São momentos difíceis, mas não deixaremos ninguém para trás
Jair Bolsonaro, presidente da República
Greve
Uma greve geral foi marcada para 1º de novembro, tendo adesão de 70% do setor. O movimento foi decidido pela entidade, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e pela Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava). Com o ato, eles reivindicam a redução dos preços do diesel, gás de cozinha, da gasolina e de outros derivados do petróleo.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.