Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

NotíciasPOLÍTICASAÚDE

COVID-19: Anvisa descarta óbito de adolescente por vacina e Ministério da Saúde volta atrás e libera imunização

Publicado por: Amanda Escorsin | 22 set 2021

A medida aconteceu após a Anvisa ter descartado o óbito de uma adolescente em São Paulo como efeito adverso

Nesta quarta-feira (22), o Ministério da Saúde novamente liberou a imunização para adolescentes após a recomendação de suspender a vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária entre 12 a 17 anos e que não tem comorbidades. O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou durante uma coletiva que “os benefícios da vacina são maiores que os efeitos adversos”. A medida acontece após a Anvisa ter descartado o óbito de uma jovem em São Paulo como efeito adverso. O caso do óbito “tratou-se de um quadro clínico característico de Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PTT), uma doença autoimune”, segundo informações da Anvisa.

Ainda, a pasta ressaltou que os adolescentes só poderão ser imunizados com vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o grupo. Atualmente, apenas a Pfizer é autorizada para essa faixa etária.

Comparando tudo o que foi aplicado, mesmo com esses supostos erros de imunização, é um percentual muito baixo. Hoje, o ministério não suspende mais de forma cautelar a imunização em adolescentes sem comorbidades

Rodrigo Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.