Foto: Reprodução/Nelson Almeida/AFP
Publicado por: Amanda Escorsin | 11 fev 2026
Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Quaest aponta que 44% dos entrevistados afirmam temer um eventual retorno da família Bolsonaro à Presidência da República. Já 41% disseram ter medo de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneça no cargo.
O estudo também avaliou cenários eleitorais para a disputa presidencial. Segundo a pesquisa, Lula aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno analisados.
Em simulações contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os percentuais de intenção de voto de Lula variam entre 35% e 39%, enquanto Flávio registra entre 29% e 33%.
Já em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o atual presidente teria 43% das intenções de voto, contra 38% do senador. Em comparação com o levantamento anterior, realizado em janeiro, Flávio reduziu a diferença de sete para cinco pontos percentuais.
Os dados reforçam o cenário de polarização política no país, com índices significativos de rejeição e temor associados aos principais grupos políticos.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.