Fotomontagem Yahoo Notícias, com imagens de Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images; e REUTERS/Adriano Machado
Publicado por: Amanda Escorsin | 11 fev 2026
Senadora afirma que citações não indicam envolvimento criminal e pede cautela na interpretação dos documentos
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a divulgação de documentos relacionados ao caso do financista norte-americano Jeffrey Epstein.
As declarações ocorreram em meio a interpretações políticas sobre menções aos dois líderes brasileiros em arquivos ligados ao caso Epstein.
Damares afirmou que é preciso cautela ao analisar os documentos e criticou o que classificou como tentativas de transformar citações isoladas em acusações. Segundo a senadora, frases atribuídas a conversas ou e-mails, como comentários sobre eleições ou episódios políticos no Brasil, não significam envolvimento direto ou ligação com os crimes cometidos por Epstein.
No caso de Bolsonaro, há referência a diálogos que mencionariam o ex-presidente e o estrategista político Steve Bannon. Já em relação a Lula, aparece um e-mail com suposta citação envolvendo o linguista Noam Chomsky durante o período em que o petista esteve preso em Curitiba, em 2018.
A parlamentar destacou que a simples presença de nomes em documentos não configura prova de participação em irregularidades e reforçou que é necessário responsabilidade na análise das informações divulgadas.
O caso Epstein segue repercutindo internacionalmente, especialmente após a abertura e divulgação de novos arquivos judiciais que trouxeram à tona nomes de diversas figuras públicas mencionadas em registros de contato ou conversas.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.