crédito: Divulgação Enem

Notícias

LIVE COM QUESTÕES SEMELHANTES À PROVA DO ENEM 2025 FOI EXIBIDA CINCO DIAS ANTES DO EXAME

Publicado por: Amanda Escorsin | 18 nov 2025

Evento no YouTube expôs itens muito próximos aos utilizados no exame nacional, gerando suspeitas de vazamento

Uma transmissão ao vivo realizada no YouTube, cinco dias antes da aplicação da prova de matemática e ciências da natureza do ENEM 2025, apresentou questões com alto grau de semelhança em relação ao exame oficial. O autor da live, identificado como Edcley Teixeira — que se apresenta como estudante de medicina e consultor educacional — mostrou pelo menos cinco questões que coincidem substancialmente com as que foram aplicadas.

Segundo o material publicado, uma das questões tratava de fotossíntese e apareceu tanto na live quanto em um dos cadernos aplicados no exame, adaptada em extensão e formulação. Outra questão referia-se ao “grito”, que também era parte das 180 questões da prova do ENEM.

Ao ser questionado sobre possível vazamento de provas, o Ministério da Educação (MEC) e a Inep ainda não se manifestaram oficialmente. Edcley Teixeira negou que tenha ocorrido vazamento, afirmando que identificou um padrão de elaboração dos itens da prova e que as questões seriam “descobríveis” por meio dessa lógica, sem violação de sigilo.

Professores e especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que situações similares já ocorreram em edições anteriores do exame, quando participantes de pré-testes memorizam questões e as compartilham. Essas práticas, segundo os especialistas, comprometem a confiança no processo seletivo e levantam dúvidas quanto à lisura da avaliação.

A ocorrência abre espaço para investigações sobre possíveis irregularidades no processo de elaboração e aplicação da prova e pode levar à adoção de medidas de controle mais rígidas por parte das autoridades responsáveis.

Da redação, com informações da Folha de S.Paulo

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.