Foto/Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 29 out 2025
Edgard Alves de Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, é apontado como principal liderança da facção no Complexo da Penha e alvo principal da maior ofensiva policial recente no Rio de Janeiro
Edgard Alves de Andrade, de 55 anos, conhecido como “Doca” ou “Urso”, é considerado pelas autoridades o principal chefe do Comando Vermelho no Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo investigações da Polícia Civil, ele comanda há anos as atividades criminosas da facção na região, incluindo o tráfico de drogas, a distribuição de armas e o controle de territórios dominados pelo grupo.
Doca é investigado em mais de 300 inquéritos desde 2003 e responde formalmente por pelo menos 100 homicídios, incluindo mortes de menores de idade e desaparecimentos de moradores. Ele também é apontado como responsável por ataques contra delegacias e por organizar barricadas que dificultam a entrada das forças de segurança nas comunidades sob seu domínio.
A megaoperação que teve como alvo o criminoso mobilizou centenas de agentes da Polícia Civil e foi uma das maiores já realizadas na zona norte do Rio. Além da tentativa de capturar Doca, a ação buscou desmantelar toda a estrutura financeira e logística da facção, atingindo também comparsas e operadores do esquema.
Da redação, com informações da CNN Brasil
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.