Foto/Reprodução

Notícias

DF: PRIMEIRO ESPAÇO SENSORIAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO NO CENTRO-OESTE É INAUGURADO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Publicado por: Amanda Escorsin | 29 out 2025

Ambiente adaptado foi instalado no Hospital Regional de Santa Maria e inaugura nova fase de acolhimento especializado no atendimento infantil

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passou a contar com o primeiro ambiente sensorial da rede pública de saúde do Centro-Oeste voltado exclusivamente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inauguração ocorreu no dia 28 de outubro de 2025, resultado da parceria entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e a sociedade civil, por meio da doação de equipamentos da GPS Foundation, sem custos para o hospital.

O espaço, chamado “Espaço Humanizar TEA”, foi projetado para reduzir estímulos visuais e sonoros, proporcionando maior conforto, calma e segurança às crianças e acompanhantes que precisam de atendimentos hospitalares. A ideia surgiu ao observar as dificuldades enfrentadas pelas famílias atípicas durante longas esperas em ambientes tradicionais de saúde.

Durante o evento, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, que também atua como madrinha social do projeto, destacou a importância da cooperação entre governo, iniciativa privada e sociedade civil, afirmando que o novo espaço representa “mais que uma sala de espera: é um gesto de acolhimento e inclusão”.

As famílias como a da empresária autista e mãe de duas crianças com TEA, Naiara Roque, expressaram alívio e alegria com a inauguração: “Uma sala de espera adaptada faz toda a diferença para evitar crises e desconfortos. Ver o serviço público acolhendo essa causa faz o coração das famílias transbordar de alegria”.

O IgesDF informou que o projeto vai além da sala de espera: o espaço permitirá, em casos específicos, que médicos e equipes multiprofissionais realizem atendimentos diretamente no local, evitando deslocamentos desnecessários e exposição das crianças a ambientes com muitos estímulos.

Da redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.