Foto/Reprodução Internet

Notícias

Encerramento das atividades do CAIS marca nova fase na saúde de Valparaíso

Publicado por: Amanda Escorsin | 1 set 2025

Atendimentos de urgência continuam no HMV e na UPA do Marajó; serviços de rotina foram redistribuídos em unidades de saúde do município

A partir desta segunda-feira (1º de setembro de 2025), o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS) encerrou oficialmente suas atividades em Valparaíso de Goiás. Apesar disso, o atendimento à população segue sendo garantido por outras unidades do município, mantendo a continuidade no cuidado à saúde.

Os atendimentos de urgência e emergência, disponíveis 24 horas por dia, passaram a ser realizados no Hospital Municipal de Valparaíso (HMV) e na UPA do Marajó, que agora contam com equipes médicas reforçadas. O acesso ao HMV foi reorganizado, passando a ser feito pela entrada lateral. Já os atendimentos de rotina e baixa complexidade foram realocados para diversas estruturas: o antigo IPASVAL recebe agora os ambulatórios, o CTA do CAIS e o Centro de Especialidades Médicas (CEM); o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi deslocado para o espaço anteriormente ocupado pelo CEM; e as UBS Cruzeiro do Sul, UBS Ipiranga e UBS Jardim Oriente ampliaram seu funcionamento, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

O prédio que abrigava o CAIS será reformado para dar lugar a uma nova unidade de saúde, mais moderna e equipada. A medida reforça o compromisso da Prefeitura de Valparaíso e da Secretaria Municipal de Saúde com a modernização, ampliação e qualificação da rede municipal, visando oferecer mais eficiência, conforto e bem-estar à população valparaisense.


Da redação, com informações da Prefeitura de Valparaíso de Goiás (SECOM-PMVG)

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.