Foto/Reprodução Agência Brasília

Notícias

DF: Casamento Comunitário de 14 de setembro tem “Primavera com amor” como tema

Publicado por: Amanda Escorsin | 12 ago 2025

o casamento comunitário garante aos casais direitos civis importantes, como acesso a pensão, inclusão em programas sociais, segurança jurídica e patrimonial

A terceira edição do Casamento Comunitário de 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), será realizada com o tema “Primavera com amor”. A cerimônia, gratuita e com ambientação inspirada na estação, acontecerá no dia 14 de setembro, na Concha Acústica. É aguardada a presença de mais de 3 000 pessoas, incluindo os noivos, seus convidados e autoridades.

Serão celebradas as uniões de 100 casais em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes a chance de oficializar o casamento sem custos e com todo o acolhimento necessário.

As inscrições estão abertas para casais com 18 anos ou mais, residentes no DF, que comprovem baixa renda e não tenham impedimentos legais para casar. No momento da inscrição, é exigida a apresentação de RG ou CNH, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento (ou documentos de divórcio ou viuvez, conforme o caso), além de uma declaração de hipossuficiência a ser preenchida no local.

A proposta do Casamento Comunitário busca promover inclusão e cidadania, garantindo aos casais benefícios como pensão, acesso a programas sociais, segurança jurídica e patrimonial.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta que, para muitos, o casamento é um sonho distante:

“Casar não deveria ser um privilégio. O Casamento Comunitário é sobre dignidade, cidadania e o direito de viver o amor com reconhecimento e respeito.”

Além da cerimônia e da ambientação especial, o evento oferece apoio completo: isenção de taxas cartoriais, transporte ao local, vestido, maquiagem, produção de cabelo, com apoio de voluntários e parceiros. Essa será a terceira das quatro edições previstas para 2025, e a última está programada para 7 de dezembro.

Locais para inscrição (segunda a sexta, das 9h às 16h30):

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, após análise da documentação. Em caso de desistência ou irregularidade nos documentos, os casais da lista de espera serão convocados.

Da Redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.