Foto/Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 9 jul 2025
novo comitê intersetorial reúne secretarias e entidades para coordenar políticas voltadas a crianças de 0 a 6 anos
Nesta quarta-feira, 19 de março de 2025, Valparaíso de Goiás instituiu o Comitê Gestor Intersetorial para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância, conforme Decreto nº 163 publicado no Diário Oficial do Município. A medida busca estruturar a política municipal voltada ao cuidado de crianças de até seis anos.
O comitê, formado por representantes das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, conselhos tutelares e outras entidades, terá a missão de articular, coordenar e supervisionar ações de saúde, educação e proteção desde o nascimento — reconhecimento da importância dos primeiros anos para o desenvolvimento infantil.
A primeira reunião, realizada na data de decreto, contou com a presença da secretária de Educação, Maria Rita, da secretária de Assistência Social, Josélia Leão, da superintendente de Saúde, Ana Carolina Bezerra, da superintendente pedagógica Telma Ribeiro, da conselheira tutelar Eliete, da diretora pedagógica Daniele Luso e da assessora Michele Patrícia.
A iniciativa foi estimulada pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, por intermédio do conselheiro Daniel Goulart, coordenador do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância. O comitê visa alinhar o plano municipal com as diretrizes do Pacto Nacional e garantir participação da sociedade por meio de consultas públicas.
O Plano Municipal da Primeira Infância terá duração de dez anos, alinhado aos Planos Nacional e Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. A proposta contempla ações prioritárias em saúde, educação, assistência social, cultura, lazer e direitos, com ênfase nas populações vulneráveis e inclusão das percepções das próprias crianças na construção das políticas públicas.
Da Redação, com informações da Prefeitura de Valparaíso de Goiás
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.