Fotomontagem Yahoo Notícias, com imagens de Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images; e REUTERS/Adriano Machado
Publicado por: Amanda Escorsin | 7 jul 2025
presidente rebate apoio de Trump a Bolsonaro e reforça soberania nacional
Nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu a uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pediu ao Brasil para “deixar Bolsonaro em paz”. Lula afirmou que a defesa da democracia “compete aos brasileiros” e deixou claro: “Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”.
Em nota oficial divulgada durante a cúpula do Brics no Rio de Janeiro, o presidente enfatizou que “possuímos instituições sólidas e independentes” e reforçou que “ninguém está acima da lei, sobretudo os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.
Em entrevista coletiva, Lula reagiu de forma incisiva às provocações, afirmando que não comentaria “essa coisa do Trump e do Bolsonaro” e ordenou: “Dê palpite na sua vida, e não na nossa. Este país tem lei, tem regra. Este país tem um dono chamado povo brasileiro”.
O apoio público de Trump a Bolsonaro, que enfrenta julgamento no STF por suposto envolvimento em golpe, foi visto como uma “intervenção estrangeira”. A ministra Gleisi Hoffmann também criticou, afirmando que Trump está equivocado se acredita poder interferir no Judiciário brasileiro.
Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.