Foto/reprodução: MATEUS BONOMI
Publicado por: Amanda Escorsin | 30 jun 2025
partido prepara embate público e judicial após Congresso sustar imposto sem aviso prévio
O Partido dos Trabalhadores (PT) afirma que os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, articularam a derrubada do decreto que aumentava o IOF com o objetivo de dificultar a reeleição do presidente Lula.
Segundo a cúpula petista, a medida foi uma ofensiva deliberada — aprovada sem explicações claras — e sinaliza que o governo está sendo sufocado institucionalmente. O PT já estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e planeja levar o debate para a opinião pública.
No entender do partido, a derrubada do IOF também teve como motivação pressionar Lula a demitir o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, levando em conta disputas por indicações em agências reguladoras. Já Motta e Alcolumbre negam ter agido com objetivo político e dizem que atuaram para evitar aumento de impostos, com apoio de deputados de diferentes partidos.
Fontes próximas ao Planalto afirmam que o presidente Lula demonstrou irritação com a derrota no Congresso, classificando a ação como “sem precedentes” e trama que frustrou acordos legislativos anteriores. O governo prepara resposta institucional e reforça que não recuará do confronto.
Da Redação, com informações do Metrópoles
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.