Foto/reprodução: Thiago Gadelha/DiáriodoNordeste

Notícias

Brasil eleva mistura de etanol na gasolina para 30% em resposta à alta do petróleo

Publicado por: Amanda Escorsin | 25 jun 2025

medida aprovada pelo CNPE visa reduzir preço na bomba e fortalecer autossuficiência energética

O governo federal aprovou nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025, o aumento do percentual de etanol anidro na gasolina de 27% para 30%, em decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), presidido pelo ministro Alexandre Silveira e com a participação do presidente Lula.

A alteração, que entrará em vigor em 1º de agosto, foi embasada por testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que comprovaram a viabilidade técnica do E30 em automóveis e motocicletas, com impactos mínimos no desempenho.

O CNPE também aprovou nova mistura de biodiesel no diesel, que passa de 14% para 15% (B15), com o objetivo de conter oscilações nos preços e fomentar a cadeia de biocombustíveis.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a maior presença de etanol deve gerar economia de até R$ 0,13 por litro de gasolina, evitar a importação de cerca de 760 milhões de litros ao ano e ampliar a demanda por 1,5 bilhão de litros de etanol anidro no mercado interno.

A iniciativa insere-se na Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que autoriza misturas de até 35% de etanol e 25% de biodiesel, e recebeu apoio de entidades do setor automotivo e combina interesse econômico, ambiental e estratégico.


Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.