Foto: Skyseeker/Flickr/Creative Commons
Publicado por: Amanda Escorsin | 24 jun 2025
veículos estrangeiros repercutem buscas intensas e desafios técnicos na tragédia no Monte Rinjani
Na terça-feira, 24 de junho de 2025, veio a confirmação de que a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada morta no Monte Rinjani, um vulcão da Indonésia, após quase 90 horas de buscas intensas.
O caso ganhou destaque em publicações mundo afora. O The Sun emergiu com a manchete “Tragédia no vulcão”, informando que Juliana deslizou de um penhasco de aproximadamente 480 metros enquanto caminhava em um pequeno grupo, e permaneceu desaparecida por quatro dias. Já o Daily Mail relatou que ela teria caído por cerca de 300 metros até uma cratera inacessível, visível por turistas que ouviram seus gritos por auxílio, cuja repercussão viralizou nas redes sociais.
Na Argentina, o Clarín destacou o fechamento temporário da trilha para facilitar o resgate, que mobilizou seis equipes especializadas e helicópteros, em meio à neblina e terreno instável. A matéria ainda reproduziu a manchete:
“A jovem brasileira que caiu em um vulcão na Indonésia há três dias foi encontrada morta”.
Se repercutiu a confirmação oficial da família com uma mensagem nas redes sociais:
“Com grande tristeza, informamos que ela não sobreviveu. Continuamos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que recebemos”.
O governo brasileiro também se pronunciou. O Itamaraty expressou “profundo pesar” e informou que a Embaixada em Jacarta atuou “no mais alto nível” para acompanhar o resgate, destacando as condições adversas que dificultaram o acesso às equipes de busca.
Da Redação, com informações da Agência Brasil
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.