Reprodução/Instagram @lulaoficial

POLÍTICA

Transformação vista por dentro: Mano Brown reflete sobre mudanças no Brasil pós-Lula

Publicado por: Amanda Escorsin | 20 jun 2025

Rapper ressalta que acompanhou, em primeira pessoa, elevação da autoestima da população durante os governos do presidente

Nos episódios do podcast Mano a Mano, o rapper Mano Brown relatou ter vivenciado mudanças profundas no Brasil ao longo dos mandatos do presidente Lula. Segundo ele, essas transformações foram reais e perceptíveis:

“Eu vi a cidade da minha mãe no interior da Bahia mudar. Eu viajei o Brasil durante o governo Lula. Eu vi mudar com meus olhos. Eu vi as favelas de São Paulo mudarem. Eu via a mesa mudar. Eu vi as roupas melhorarem. Eu vi a autoestima das pessoas subir.”

O presidente Lula, por sua vez, afirmou que percebeu o aumento da expectativa da população e que isso inspira o atual governo a avançar ainda mais em mudanças sociais:

“A minha obsessão agora, além de tentar fazer com que o pobre deixe de ser pobre, e passe a ser um cidadão de classe média, que ele tenha direito àquilo que é o mínimo necessário pra sobreviver do ponto de vista de alimentação, de vestuário, de escolaridade, eu quero mudar mais. E cada vez que eu mudo eu quero mudar mais. Porque o desejo do povo de crescer é infinito. Não tem limite pra gente crescer. E o que a gente precisa é acreditar na gente.”

Esses depoimentos ocorreram durante a temporada atual dos governos Lula (2023–presente), que têm intensificado políticas públicas como o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos e esforços na segurança alimentar — com dados recentes apontando diminuição significativa da fome e ampliação de programas sociais.

Da Redação, com informações da Agência GOV

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.