Foto: Divulgação/PMDF
Publicado por: Amanda Escorsin | 11 jun 2025
Com foco na prevenção e repressão de crimes, operação reforça policiamento em áreas nobres e diplomáticas de Brasília
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deflagrou, na última segunda-feira (10), mais uma fase da Operação Ad Sumus, que visa intensificar o policiamento ostensivo em áreas estratégicas de Brasília, como o Lago Sul, o Setor de Embaixadas Norte e Sul e o entorno do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. O objetivo da ação é coibir delitos como furtos, roubos, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.
Com o nome em latim que significa “estamos presentes”, a operação mobiliza diversas equipes especializadas da PMDF, entre elas o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), o Batalhão de Choque (BPChoque), o Batalhão de Cães (BPCães), o Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp), além de motociclistas e patrulhas do policiamento convencional. A presença aérea também é garantida por helicópteros que sobrevoam os locais-alvo da operação.
O Pontão do Lago Sul foi escolhido como ponto inicial das ações devido ao grande fluxo de visitantes, sobretudo nos fins de semana. O policiamento nas áreas diplomáticas é reforçado pelo Grupo Tático Operacional (Gtop) 25 Alfa do 5º Batalhão. Já nas proximidades do aeroporto, a presença da PM visa garantir mais segurança a passageiros e trabalhadores, além de reforçar a imagem de segurança da capital federal.
A Operação Ad Sumus dá continuidade a uma série de ações semelhantes já realizadas na região, com histórico de recuperação de veículos roubados, prisões em flagrante e apreensões de armas e drogas. A expectativa da PMDF é que a intensificação da presença policial traga mais tranquilidade à população e aos frequentadores dessas áreas.
Da Redação, com informações da Agência Brasília
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.