crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Notícias

STF forma maioria para recusar recurso de Zambelli; condenação transita em julgado

Publicado por: Amanda Escorsin | 6 jun 2025

Deputada federal é considerada foragida e teve nome incluído na lista da Interpol

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (6) para recusar o recurso apresentado pela defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Os ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que determinou a declaração do trânsito em julgado na condenação da parlamentar. Com isso, a decisão judicial se torna definitiva, não sendo mais passível de recurso ou modificação.

Zambelli foi condenada a 10 anos e 8 meses de reclusão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, Moraes votou pelo indeferimento do pedido de suspensão do julgamento e recusou o recurso apresentado pela parlamentar contestando a condenação.

A votação virtual está aberta até as 23h59 de hoje. Caso a condenação seja declarada julgada, não caberá mais recursos no processo pela defesa de Zambelli.

A parlamentar está atualmente na Itália e é considerada foragida da Justiça brasileira. A pedido do STF, ela teve o nome incluído, ontem (5), na lista de difusão vermelha da Interpol — os dados dela estão disponíveis para as polícias dos 196 países-membros da entidade.

Da Redação, com informações do Correio Braziliense

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.