Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 16 maio 2025
Governo discute formas de atuação para controlar a comissão que investigará fraudes nos descontos de benefícios previdenciários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com ministros e líderes governistas no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira (16) para traçar estratégias sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes nos descontos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Wolney Queiroz (Previdência) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
Apesar da resistência inicial do governo à criação da CPMI, a proposta ganhou força no Congresso, reunindo 222 assinaturas de deputados e 36 de senadores, número suficiente para a instalação da comissão, cuja leitura do requerimento está marcada para a sessão conjunta do Congresso em 27 de maio.
O governo busca garantir cargos-chave dentro da CPMI, como a presidência e a relatoria, para influenciar os rumos da investigação. A estratégia inclui também destacar que as fraudes investigadas começaram durante o governo anterior, comandado por Jair Bolsonaro, e que a atual administração já está tomando medidas para apurar e corrigir as irregularidades.
Conhecido como “Operação Sem Desconto”, o escândalo envolve descontos não autorizados em benefícios previdenciários, afetando cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas, com prejuízo estimado em R$ 8 bilhões.
Da Redação, com informações do Correio Braziliense
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.