Foto/Reprodução

POLÍTICA

Lula vai à Rússia para se projetar como mediador da paz internacional

Publicado por: Amanda Escorsin | 7 maio 2025

Presidente brasileiro participa de celebração do Dia da Vitória e se reúne com Vladimir Putin em meio à guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta terça-feira (7) para Moscou, onde participa das cerimônias pelos 80 anos do Dia da Vitória — data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa — e se reúne com o presidente russo, Vladimir Putin. A visita faz parte da estratégia do governo brasileiro de reforçar sua posição como agente diplomático em conflitos internacionais, especialmente na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Durante o encontro bilateral, Lula pretende reiterar o discurso de que o Brasil está disponível para atuar como mediador em busca de uma solução pacífica para o conflito. O tema da guerra será um dos principais assuntos da conversa com Putin, apesar do presidente brasileiro evitar confrontos diretos com aliados de Moscou e manter uma postura de neutralidade pragmática.

A viagem também tem um componente simbólico: ao aceitar o convite de Putin para comparecer à celebração da vitória soviética sobre o nazismo, Lula reforça laços históricos com a Rússia e demonstra o interesse do Brasil em se manter relevante no tabuleiro geopolítico global. Após a passagem por Moscou, Lula segue para a China, onde continuará os esforços de aproximação com os países do chamado Sul Global.

A tentativa de Lula de se colocar como mediador não é nova. Desde o início de seu terceiro mandato, ele tem feito movimentos diplomáticos nesse sentido, embora com resultados limitados até agora. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já expressou ceticismo quanto ao papel brasileiro, e encontros anteriores entre os dois líderes foram marcados por impasses e cancelamentos.

Ainda assim, o Palácio do Planalto acredita que a presença de Lula em grandes fóruns internacionais e a interlocução com potências como Rússia e China podem fortalecer a imagem do Brasil como um ator equilibrado e disposto ao diálogo.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.