Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Publicado por: Amanda Escorsin | 24 abr 2025
Atual presidente da Telebras substituirá Juscelino Filho após saída do governo por decisão do União Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (24) a nomeação de Frederico Siqueira, atual presidente da Telebras, como novo ministro das Comunicações. A decisão ocorre após a saída de Juscelino Filho, que perdeu o apoio do partido União Brasil para permanecer no cargo.
Frederico Siqueira é servidor de carreira da Câmara dos Deputados e comanda a Telebras desde o início do terceiro mandato de Lula, tendo sido indicado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Segundo fontes do governo, a escolha representa uma tentativa de Lula de manter o controle da pasta dentro de uma linha técnica, sem ceder integralmente a pressões partidárias.
Juscelino Filho, que também é deputado federal, vinha sendo alvo de investigações por suspeitas de corrupção e havia perdido respaldo político. O União Brasil, partido ao qual é filiado, decidiu retirar seu apoio ao ministro, o que precipitou sua saída do governo. Apesar disso, a legenda ainda tenta manter influência na Esplanada, pressionando por cargos e representação em outras áreas.
A nomeação de Siqueira ainda será publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Ele terá como missão conduzir projetos estratégicos de conectividade e inclusão digital, além de gerir recursos importantes para a comunicação pública no país.
A mudança na pasta das Comunicações é mais um reflexo da reconfiguração política do governo Lula, que tenta manter equilíbrio entre as forças aliadas e garantir estabilidade na articulação com o Congresso Nacional.
Da Redação, com informações do G1
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.