Foto: Reprodução/ Agência Brasil

POLÍTICA

STF envia oficial de Justiça para notificar Bolsonaro na UTI após live

Publicado por: Amanda Escorsin | 23 abr 2025

Ex-presidente participou de transmissão ao vivo e demonstrou estar apto a receber intimação formal sobre processo por tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o envio de uma oficial de Justiça ao hospital DF Star, em Brasília, para notificar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a abertura de uma ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada após Bolsonaro participar de uma live na noite anterior, o que indicou à Corte que ele estaria em condições de receber a intimação.

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 13 de abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia abdominal e permanece em uma área com acesso restrito. A tentativa de notificação ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), mas não foi bem-sucedida, já que a oficial de Justiça não conseguiu acesso direto ao ex-presidente.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, considerou que a participação de Bolsonaro na transmissão ao vivo demonstra a possibilidade de ele ser citado formalmente, mesmo estando hospitalizado. A intimação é referente à ação que o acusa de liderar uma tentativa de ruptura institucional, o que pode levar a sanções penais.

O STF deve avaliar os próximos passos caso a notificação continue sem sucesso. A defesa de Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Da Redação, com informações do Poder360

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.