Reprodução

POLÍTICA

Ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins chega ao STF para acompanhar o próprio julgamento

Publicado por: Amanda Escorsin | 22 abr 2025

Filipe participa da sessão que avaliará se será processado por tentativa de golpe de Estado

Filipe Martins, ex-assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, compareceu nesta terça-feira (22 de abril de 2025) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o julgamento que determinará se ele será processado por tentativa de golpe de Estado. Martins chegou ao plenário da 1ª Turma do STF por volta das 9h, acompanhado de sua defesa, e não fez declarações à imprensa.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, autorizou a presença de Martins durante as sessões de julgamento, mas impôs restrições rigorosas. O ex-assessor não poderá falar com jornalistas, participar de gravações feitas por outros ou divulgar imagens do processo. Caso essas regras sejam desrespeitadas, Martins poderá ser multado ou até preso.

A defesa de Martins contestou a proibição de sua filmagem, argumentando que ele não pode ser responsabilizado por ações de terceiros. Apesar das discussões em torno das restrições, o clima ao redor do STF segue tranquilo, com a presença de advogados, jornalistas e funcionários da Corte.

O julgamento de Filipe Martins é um dos mais aguardados, devido à sua ligação com os eventos de 2023, que levaram a investigações sobre tentativas de golpe após a eleição presidencial.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.