Foto: Reprodução

Notícias

PF intima diretor da Abin em investigação sobre suposta espionagem contra o Paraguai

Publicado por: Amanda Escorsin | 15 abr 2025

Depoimentos apuram se houve ação ilegal da inteligência brasileira para obter dados sobre negociações envolvendo a Usina de Itaipu

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, foi intimado pela Polícia Federal para depor no âmbito da investigação que apura uma suposta operação de espionagem conduzida por agentes da Abin contra o governo do Paraguai. A oitiva está marcada para a próxima quinta-feira (17), na sede da PF em Brasília.

Além de Corrêa, também foi intimado Alessandro Moretti, ex-diretor-adjunto da agência, exonerado do cargo em janeiro deste ano. Ambos deverão prestar esclarecimentos sobre a chamada “Abin Paralela”, investigação que investiga o uso da estrutura da agência para ações clandestinas de inteligência.

Segundo informações, agentes da Abin relataram à PF que teria havido um ataque hacker ao sistema do governo paraguaio com o objetivo de coletar informações sobre as negociações bilaterais envolvendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A operação, conforme apurado, teria ocorrido durante a gestão anterior da agência.

Em nota, Luiz Fernando Corrêa declarou estar à disposição das autoridades e reforçou que os fatos sob apuração dizem respeito a decisões tomadas antes do início de sua gestão. A Abin, por sua vez, afirmou que colabora com as investigações e reforçou o compromisso com a legalidade e a transparência.

Da Redação, com informações da CNN Brasil

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.