Foto: Reprodução

POLÍTICA

Bolsonaro teve parede abdominal severamente comprometida, diz médico após cirurgia

Publicado por: Amanda Escorsin | 14 abr 2025

Ex-presidente passou por procedimento complexo para tratar consequências da facada sofrida em 2018

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de hérnia de parede abdominal no último domingo (13), em Brasília. Segundo o médico responsável pelo procedimento, Cláudio Birolini, a parede abdominal do político estava “bastante danificada”, resultado das múltiplas intervenções médicas realizadas desde o atentado a faca sofrido durante a campanha presidencial de 2018.

A operação foi considerada extremamente complexa e durou cerca de cinco horas. A equipe médica identificou uma hérnia incisional, ou seja, decorrente de cirurgias anteriores, com aderências intestinais que exigiram delicada manipulação. “Era uma cirurgia que vinha sendo adiada, mas agora era inevitável. A parede abdominal estava muito comprometida”, explicou Birolini.

A internação ocorreu no Hospital DF Star, onde Bolsonaro segue em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar do quadro estável, a previsão é de um período prolongado de internação, e os médicos evitam estimar uma alta breve, reforçando que a evolução será gradual.

Essa nova cirurgia também impacta os planos políticos de Bolsonaro. O ex-presidente participaria da chamada “Rota 22”, uma série de viagens pelo Nordeste organizada pelo Partido Liberal (PL), com o objetivo de fortalecer alianças para as eleições de 2026. Com o atual quadro de saúde, a agenda foi suspensa por tempo indeterminado.

Bolsonaro já passou por mais de cinco intervenções médicas desde 2018, todas relacionadas às complicações provocadas pelo atentado. Essa, segundo os médicos, foi uma das mais delicadas, exigindo uma recuperação cautelosa e acompanhada de perto.

Da Redação, com informações da CNN Brasil

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.