Reprodução: Youtube

NotíciasPOLÍTICA

Prefeito de Sorocaba denuncia ‘politização’ em operação da Polícia Federal

Publicado por: Amanda Escorsin | 10 abr 2025

Rodrigo Manga é alvo de mandados e critica ação como represália política em meio a suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), afirmou que vê “politização” na operação da Polícia Federal que cumpriu mandados de busca e apreensão em sua residência e em outros endereços nesta quinta-feira (10). A ação faz parte da Operação “Copia e Cola”, que apura suspeitas de irregularidades na contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde no município.

Ao ser entrevistado pela CNN, Manga comparou o episódio ao que chamou de “perseguição” sofrida por outras figuras públicas, como o influenciador Pablo Marçal e o cantor Gusttavo Lima, ambos alvos de investigações. Apesar de dizer que respeita o trabalho da Justiça, o prefeito alegou que “há interesses ocultos” tentando prejudicar sua gestão.

A investigação, iniciada em 2022, mira indícios de fraudes contratuais e lavagem de dinheiro, com uso de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias suspeitas. Durante a operação, a PF apreendeu dinheiro em espécie, armas e um carro de luxo. A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens no valor de até R$ 20 milhões e suspendeu a OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba repudiou a operação e afirmou que a ação é uma represália motivada por forças políticas. O texto ainda faz referência a “forças ocultas”, expressão historicamente usada por Jânio Quadros ao renunciar à presidência em 1961.

Da Redação, com informações da CNN Brasil

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.