Foto: Sérgio Lima/Poder 360
Publicado por: Amanda Escorsin | 31 mar 2025
Presidente afirma que não há caminho para o Brasil fora do regime democrático e alerta sobre ameaças autoritárias
No aniversário de 61 anos do golpe militar de 1964, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância da democracia para o Brasil. Em uma publicação nas redes sociais, ele destacou que “não há caminho para um Brasil mais justo fora da democracia” e alertou que “ameaças autoritárias infelizmente ainda insistem em sobreviver”.
Lula ressaltou a luta do povo brasileiro contra regimes autoritários e celebrou os 40 anos de democracia vividos desde o fim da ditadura, reforçando que o país deve continuar nesse caminho sem retrocessos.
Ministros do governo também se manifestaram sobre a data. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou a necessidade de lembrar o golpe para evitar sua repetição, reforçando o compromisso com a defesa da democracia e o combate ao extremismo.
As declarações ocorrem em um momento de atenção às ameaças à ordem democrática, especialmente após eventos recentes que testaram a solidez das instituições do país. A lembrança do golpe de 1964 serve como um alerta sobre a importância de preservar e fortalecer os valores democráticos.
Da Redação, com informações do R7
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.