Reprodução

POLÍTICA

STF inicia julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Publicado por: Amanda Escorsin | 21 mar 2025

Ministros analisam possível condenação da deputada, que pode perder o mandato e cumprir pena em regime semiaberto

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. Até o momento, três ministros já votaram pela condenação da parlamentar a cinco anos e três meses de prisão, em regime semiaberto, além da perda do mandato.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, foi o primeiro a se manifestar, sugerindo a pena mencionada e a cassação do mandato da deputada. Seu voto foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. O julgamento acontece no plenário virtual do STF e deve se estender até o dia 28 de março. Nesse modelo, os ministros inserem seus votos eletronicamente, sem necessidade de debate presencial.

O caso se refere a um episódio ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de São Paulo após uma discussão. O episódio ganhou grande repercussão na época.

Caso a condenação seja confirmada, além da pena de prisão, Zambelli perderá o direito ao porte de arma, e o equipamento utilizado no episódio será encaminhado ao Comando do Exército. A defesa da deputada ainda poderá recorrer da decisão após a conclusão do julgamento.

Da Redação, com informações da CNN Brasil

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.