Reprodução: Internet

POLÍTICA

Trump: Tarifas contra o México são suspensas até 2 de abril

Publicado por: Amanda Escorsin | 6 mar 2025

Decisão do presidente norte-americano ocorre após diálogo com a líder mexicana, reconhecendo esforços contra imigração ilegal e tráfico de fentanil

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão temporária das tarifas de 25% sobre produtos mexicanos incluídos no Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (T-MEC). A medida valerá até o dia 2 de abril e foi tomada após uma conversa telefônica com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum.

De acordo com Trump, a decisão reflete o reconhecimento dos esforços do governo mexicano no combate à imigração ilegal e ao tráfico de fentanil para os EUA. A presidenta Sheinbaum agradeceu a suspensão das tarifas e destacou a importância da cooperação entre os dois países para enfrentar desafios comuns.

Enquanto isso, o Canadá segue sob a imposição de tarifas de 25% sobre suas mercadorias, com exceção dos hidrocarbonetos, que possuem uma taxa reduzida de 10%. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, criticou a medida, classificando-a como injustificada e afirmando que continuará negociando sua revogação.

As tarifas “recíprocas”, que imporão aos países as mesmas taxas aplicadas aos produtos norte-americanos, devem entrar em vigor em 2 de abril. Até lá, a suspensão para o México representa um alívio temporário nas tensões comerciais entre os dois países.

Da Redação, com informações da CartaCapital

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.