Foto: Tony Oliveira

Notícias

DF: Viaduto do Jardim Botânico melhora tráfego para mais de 50 mil motoristas diários

Publicado por: Amanda Escorsin | 5 fev 2025

Três meses após inauguração, obra reduz congestionamentos e aumenta velocidade média na região

Inaugurado em novembro de 2024, o Viaduto do Jardim Botânico tem proporcionado maior fluidez no trânsito para mais de 50 mil motoristas diariamente. A estrutura, localizada no entroncamento da DF-001 com a DF-035, foi projetada para aliviar o tráfego nas proximidades da QI 23 do Lago Sul e da Escola Superior de Guerra (ESG).

Dados do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) indicam uma melhoria significativa na velocidade média dos veículos após a inauguração. Em 5 de novembro de 2024, antes da abertura do viaduto, a velocidade média no horário de pico matutino era de 10,7 km/h. Oito dias depois, em 13 de novembro, esse número aumentou para 55 km/h, representando uma elevação de mais de cinco vezes.

O investimento na obra foi de R$ 33,5 milhões, com o objetivo de beneficiar moradores do Jardim Botânico e de outras regiões do leste do Distrito Federal, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC. O governador Ibaneis Rocha destacou a importância da obra para a mobilidade urbana: “É uma felicidade muito grande para todos nós e para todos os moradores, cumprindo um compromisso que eu assumi lá atrás”.

Apesar dos benefícios observados, membros da comunidade levantaram preocupações sobre a localização da passarela integrada ao projeto, questionando sua eficácia e impacto no tráfego local.

Da Redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.