Reprodução: Internet
Publicado por: Amanda Escorsin | 4 fev 2025
Medida temporária envolve compromissos de segurança nas fronteiras e combate ao tráfico de fentanil. Enquanto isso, tarifas contra a China entram em vigor, elevando tensões comerciais
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão das tarifas de 25% sobre o Canadá e o México por um período de 30 dias, após negociações que resultaram em compromissos desses países em reforçar a segurança nas fronteiras e no combate ao tráfico de fentanil.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, comprometeu-se a investir US$ 1,3 bilhão em medidas de segurança, incluindo o aumento de agentes na fronteira e o uso de tecnologia avançada. Já a presidente do México, Claudia Sheinbaum, acordou o envio de 10.000 soldados da Guarda Nacional para a fronteira com os Estados Unidos.
Enquanto isso, as tarifas de 10% sobre produtos chineses entraram em vigor, afetando setores como petróleo bruto, máquinas agrícolas e veículos. Em resposta, a China impôs tarifas retaliatórias e anunciou controles sobre exportações estratégicas, ampliando as tensões comerciais entre Pequim e Washington.
A suspensão temporária das tarifas sobre Canadá e México indica a disposição de Trump para negociações, enquanto as medidas contra a China refletem uma abordagem mais agressiva na política comercial.
Da Redação, com informações da CNN Brasil
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.