Reprodução: Câmara dos deputados

POLÍTICA

TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli e a torna inelegível por oito anos

Publicado por: Amanda Escorsin | 30 jan 2025

Decisão foi tomada por 5 votos a 2 e considera abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (30), cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e torná-la inelegível por oito anos. A decisão, aprovada por 5 votos a 2, foi motivada por acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o período eleitoral.

A ação foi movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que alegou que Zambelli utilizou sua influência para disseminar desinformação sobre o processo eleitoral de 2022. O relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, afirmou que a conduta da parlamentar teve impacto significativo na isonomia da disputa eleitoral, podendo influenciar a decisão dos eleitores de maneira indevida.

Apesar da cassação, Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto não houver uma decisão final, ela permanece no cargo. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que seguirá representando seus eleitores até que todos os recursos cabíveis sejam julgados.

A decisão do TRE-SP reforça a preocupação do Judiciário com a integridade das eleições e a necessidade de combater o uso indevido da comunicação política para influenciar o eleitorado de maneira desleal.

Da Redação, com informações da CNN Brasil

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.