Publicado por: Amanda Escorsin | 27 jan 2025
Apuração busca esclarecer irregularidades no voo que trouxe 88 deportados ao Brasil
A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação preliminar para apurar as circunstâncias relacionadas à chegada de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. O grupo desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, na última sexta-feira (24), após problemas técnicos forçarem o cancelamento do voo antes de seu destino final, Belo Horizonte.
A aeronave, operada pela companhia americana Global X, apresentou falhas no sistema de ar condicionado durante uma parada para reabastecimento em Manaus. O incidente causou um princípio de tumulto entre os passageiros, levando a tripulação a encerrar a etapa final do trajeto.
Diante da situação, a PF e a prefeitura de Manaus mobilizaram esforços para atender os deportados, fornecendo colchões e água. A superintendência da PF informou que uma nova aeronave seria enviada pelos Estados Unidos para completar o transporte até Belo Horizonte, onde os passageiros seriam recebidos por autoridades competentes.
O objetivo da investigação é verificar se todos os protocolos de deportação foram seguidos, incluindo a conformidade com acordos internacionais e o tratamento oferecido aos brasileiros durante o processo. Desde 2020, ao menos 7,6 mil brasileiros foram deportados dos Estados Unidos, de acordo com dados da PF.
Da Redação, com informações da CNN Brasil
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.