Publicado por: Amanda Escorsin | 19 dez 2024
Evento na Unidade Universitária de Itumbiara marcou a formatura de dez estudantes, a superação de desafios e o fortalecimento da formação médica em Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizou, na noite de quarta-feira (18/12), a solenidade de colação de grau de sua primeira turma de Medicina, em cerimônia no auditório da Unidade Universitária de Itumbiara (UnU Itumbiara). O evento marcou a conclusão da jornada acadêmica de dez estudantes, celebrando um marco para a Instituição e para o estado.
A cerimônia reuniu autoridades locais e estaduais, familiares, docentes e professores homenageados. Estiveram presentes: o secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado; o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel; a diretora do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas da UEG, profa. Michelle Ferreira; a coordenadora da Unidade Universitária de Itumbiara, profa. Yara Oliveira e Silva; além do prefeito de Itumbiara, Dione Araujo, e entre outros convidados.
O secretário Adriano da Rocha Lima destacou a relevância do momento para a saúde pública e a educação no estado, enfatizando o compromisso do Governo de Goiás com a reestruturação do curso de Medicina da UEG. Ele relembrou os desafios enfrentados em 2019, no início da gestão do governador Ronaldo Caiado, especialmente no curso de Medicina, que carecia de laboratórios, convênios com hospitais e docentes especializados, foi necessário um esforço conjunto.
O secretário destacou que, com o apoio de instituições de ensino, da Prefeitura de Itumbiara, empresários locais e gestores da própria UEG, foi possível reerguer o curso, celebrando a transformação alcançada. “É um curso de Medicina que hoje nos orgulha. Isso tem um simbolismo para mim, porque participei dessa transformação. O governador Ronaldo Caiado, muito além da preocupação em transformar esse curso – e ele, por ser médico, tem o conhecimento da importância da boa formação do médico – se preocupa cotidianamente em garantir que todos os cursos de Medicina oferecidos no estado de Goiás tenham um padrão de qualidade”, afirmou.
Ao se dirigir aos formandos, o reitor da UEG, Antônio Cruvinel, os incentivou a lutar pela universidade e pelo fortalecimento do ensino superior, ressaltando a importância da UEG na construção de um futuro melhor, especialmente para os filhos de trabalhadores goianos, público-alvo principal da Instituição. Por fim, sublinhou: “Vocês entrarão para a história desta universidade como uma turma que conseguiu romper o impossível.”
Agradecimentos
Ao proferir o discurso em nome dos formandos, o estudante Jonathan Ballico de Moraes destacou a honra e a responsabilidade de representar a primeira turma de Medicina da Instituição. “Hoje, com orgulho, podemos dizer que nosso esforço foi recompensado. Somos o segundo melhor curso de Medicina de instituição pública no estado de Goiás, segundo o ranking da Folha. Essa vitória não é só nossa, é de cada pessoa que acreditou e trabalhou para que chegássemos até aqui”, ressaltou.
Da Redação, com informações da Universidade Estadual de Goiás – Governo de Goiás
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.