Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 12 dez 2024
Apenas um dia depois de seu aniversário, morreu na manhã desta quinta-feira (12) o ex-jogador e lenda do basquete Amaury Pasos, aos 89 anos. O bicampeão mundial pelo Brasil não teve a causa da morte divulgada, mas faleceu ao lado de seus familiares. Amaury atuou pelo Corinthians entre 1966 e 1972, sendo considerado por muitos um dos grandes atletas de basquete de todos os tempos.
Marcado por sua refinada técnica, Amaury Pasos foi campeão de dois Campeonatos Mundiais pela Seleção Brasileira, em 1959 e 1963. Além disso, conquistou duas medalhas olímpicas de bronze, em 1960 e 1964, e quatro Campeonatos Sul-Americanos, entre outros resultados expressivos representando o Brasil.
Em outubro deste ano, o Corinthians inaugurou um busto de Amaury Pasos no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge. O evento contou inclusive com a presença do próprio ex-jogador. Em nota, a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) lamentou a morte de Amaury.
O velório de Amaury Pasos será aberto ao público e acontecerá na Rua São Carlos do Pinhal, 376, São Paulo, a partir das 10h, e vai até às 18h.
O basquete está de luto. O Brasil e o mundo perderam nesta quinta-feira, 12 de dezembro, de madrugada, o ídolo e Hall da Fama da FIBA, Amaury Pasos. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e único homem a ser por duas vezes MVP de uma Copa do Mundo, descansou, falecendo em São Paulo cercado por filhos, netos e familiares mais próximos
nota da CBB
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.