Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas | Foto: Divulgação/Semob-DF

Notícias

DF: Transporte coletivo será totalmente digital a partir do dia 11 de dezembro

Publicado por: Amanda Escorsin | 6 dez 2024

Os passageiros poderão continuar utilizando cartões como o “Bilhete Único” digital, que será carregado por meio de aplicativos móveis, proporcionando mais rapidez e agilidade no embarque e no pagamento da tarifa

Com a adição de 295 novas linhas no sistema digital, a partir de quarta-feira (11), todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passarão a aceitar pagamento apenas por meio eletrônico, sem possibilidade de pagamento em dinheiro dentro dos ônibus. O sistema 100% digital, iniciado em 1º de julho com 52 linhas, agora cobre todas as regiões administrativas do Distrito Federal, totalizando 931 linhas.

O secretário afirmou que, ao longo de cinco ampliações do sistema, as linhas com pagamento em espécie foram gradualmente reduzidas, e atualmente apenas um pequeno percentual de pagamentos ainda é feito em dinheiro. Dados do sistema de bilhetagem mostram que, entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em espécie caiu de 29% para 7,4%. O cartão Mobilidade lidera, com 49,2% dos pagamentos, seguido pelo Vale-transporte (32,3%), cartões bancários (11%) e bilhetes avulsos (0,03%).

Com o sistema 100% digital, não será mais possível pagar com dinheiro em espécie nas linhas de ônibus do DF. Os passageiros deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter pagamento por aproximação, mas também é possível pagar com smartphones ou pulseiras eletrônicas.

Quem usar Vale-transporte ou cartão Mobilidade terá o benefício da integração, permitindo até três embarques em até três horas, pagando no máximo R$ 5,50. Cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) continuam sendo aceitos.

Para os passageiros que preferem pagar em dinheiro, o bilhete avulso pode ser adquirido nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, com o valor correspondente à tarifa da linha, e não oferece integração com outras linhas ou acesso ao metrô.

O BRB mantém 148 pontos de venda, onde é possível adquirir o bilhete avulso ou recarregar o cartão Mobilidade. Também é possível recarregar por Pix no aplicativo BRB Mobilidade ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.

Atendimento adicional é oferecido nos postos de conveniência do BRB em áreas comerciais de grande circulação do DF, além de 70 pontos de serviço, incluindo unidades do Na Hora em diversas cidades satélites e no Plano Piloto.

Da redação, Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.