Semifinais da competição serão disputadas nesta sexta-feira | Foto: Divulgação/Marcello Zambrana

Notícias

Brasileiros avançaram para as semifinais do ITF Beach Tennis Finals, realizado em Brasília

Publicado por: Amanda Escorsin | 6 dez 2024

A rodada decisiva para garantir uma vaga na grande final do ITF Beach Tennis Finals acontece nesta sexta-feira, a partir das 13h, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília

As semifinais da primeira edição do ITF Beach Tennis Finals já estão definidas, com a participação de oito brasileiros entre as duplas classificadas — quatro no masculino e quatro no feminino. A disputa pelas vagas na grande final ocorrerá nesta sexta-feira (6), a partir das 13h, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília.

A terceira e última rodada da fase classificatória, realizada nesta quinta-feira (5), foi crucial para a definição da próxima fase do torneio, que tem uma premiação total de US$ 100 mil, a maior da modalidade.

No grupo Brasília, Giovanni Cariani e Daniel Mola surpreenderam a dupla número 1 do mundo, composta pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spotto, virando o jogo e vencendo por 1/6 6/2 6/2. Com três vitórias, terminaram a fase de grupos invictos e agora enfrentarão Leonardo Branco e Allan Oliveira nas semifinais.

“Nossa garra e espírito de querer ganhar fizeram a diferença. Fomos atrás, entramos na nossa estratégia. Estamos focados e queremos chegar na final”, afirmou Daniel Mola. “Sabíamos que seria uma guerra jogar contra eles, mas conseguimos reverter, jogar mais leves e felizes”, completou Cariani.

Pelo grupo Saarlouis, André Baran e o italiano Michele Cappelletti, números 3 do mundo, se classificaram para as semifinais após vencerem Felipe Loch e o espanhol Antomi de Ramos por 1/6 6/4 6/2. Acostumados a disputar finais contra Gianotti e Spotto em vários torneios ao redor do mundo, as duplas se enfrentam pela primeira vez nesta semifinal, e a vitória valerá a liderança do ranking mundial.

“Realmente isso só acontece no Finals, um torneio diferente do que estamos acostumados no circuito. Nunca nos enfrentamos numa semifinal, o destino fez acontecer e vamos para cima. Convoco a torcida, está sendo um grande ano e estamos fazendo história. Somos gratos e precisamos da torcida para sermos campeões”, declarou Baran.

No grupo Brasília, Giovanni Cariani e Daniel Mola avançaram para as semifinais após vencerem a dupla número 1 do mundo, formada pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spotto, por 1/6 6/2 6/2. Eles agora enfrentam Leonardo Branco e Allan Oliveira, que também se classificaram após derrotar os italianos Luca Andreolini e o russo Nikita Burmakin em 2 sets a 1, com parciais de 0/6 7/6 6/2.

Pelo grupo Saarlouis, André Baran e Michele Cappelletti, números 3 do mundo, venceram Felipe Loch e o espanhol Antomi de Ramos por 1/6 6/4 6/2 e garantiram sua vaga nas semifinais. Baran destacou a importância do apoio da torcida: “Estamos fazendo história e precisamos da torcida para sermos campeões.”

Já no grupo Gran Canaria, a dupla italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell, com três vitórias, lideram o grupo e irão enfrentar Rafaella Miiller e Patty Diaz nas semifinais. No mesmo grupo, a dupla brasileira Sophia Chow e Vitória Marchezini venceu as italianas Flaminia Daina e Nicole Nobile por 7/5 6/3, garantindo sua vaga para enfrentar Giulia Gasparri e Ninny Valentini.

As duplas classificadas para as semifinais disputarão as vagas na final nesta sexta-feira (6) na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, com jogos transmitidos ao vivo pelo YouTube e ESPN.

Para quem deseja acompanhar de perto, os ingressos para as arquibancadas superiores são gratuitos, enquanto os ingressos para a cadeira inferior e cadeira de quadra estão à venda pelo site www.bilheteriadigital.com.

Da redação, Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF)

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.