Fotos: Secti – Orquestra Filarmônica de Goiás lança quarto álbum da série de composições de Claudio Santoro, sob regência do maestro Neil Thomson

Notícias

Selo europeu lança novo álbum da Orquestra Filarmônica de Goiás

Publicado por: Amanda Escorsin | 27 set 2024

Álbum integra projeto Brazilian Concert e já está nas principais plataformas de streaming

O selo europeu Naxos lançou o quarto álbum da série de composições de Claudio Santoro executadas pela Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a regência do maestro Neil Thomson. O álbum já pode ser acessado nas principais plataformas de streaming, como Spotify, YouTube Music e Apple Music. Intitulado “Claudio Santoro: Sinfonias Nos. 4 e 6”, este álbum contempla a década de 1950, quando Santoro transitou do serialismo para o nacionalismo.

O repertório inicia com o reflexivo “Canto de Amor e Paz” e prossegue com a Sinfonia nº 4, que se destacou como uma de suas obras mais acessíveis e influentes. O maestro Neil Thomson comenta que a Sinfonia nº 6, de 1958, é curta, “mas ao mesmo tempo original, luminosa e sombria, alternando entre essas características”. Para ele, as obras concertantes para saxofone e violino evidenciam o domínio de Santoro sobre ritmos de dança, lirismo expressivo e virtuosismo.

Este álbum integra o projeto Brazilian Concert, idealizado pelo selo Naxos. A série Claudio Santoro apresentou, no primeiro volume, as “Sinfonias nº 5 e nº 7, ‘Brasília’”, no segundo volume, as “Sinfonias nº 11 e nº 12, Concerto Grosso”, e no terceiro volume, “Sinfonia nº 8, Concerto para Violoncelo”, que contou com a participação da violoncelista goiana Marina Martins. Enquanto isso, a Filarmônica já está gravando novas composições do maestro brasileiro, que serão lançadas em breve: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara e as Sinfonias nº 13 e nº 14.

“É gratificante saber que nossa orquestra está inserida em um projeto voltado para a projeção internacional da música orquestral de compositores brasileiros. Como Governo de Goiás, investimos significativamente na Filarmônica, pois reconhecemos que não há futuro sem arte”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Fundada em 1980, a Orquestra Filarmônica de Goiás é uma das mais importantes do Brasil, conhecida por sua versatilidade e excelência artística. Com um repertório que abrange desde o barroco até a música contemporânea, a orquestra tem se destacado em apresentações tanto no Brasil quanto no exterior, sob a batuta de renomados maestros e a participação de solistas de prestígio internacional.

O grupo pertence à Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e gerida, sob convênio, pela Universidade Federal de Goiás, via Centro de Trabalho, Educação e Tecnologia (CETT/UFG).

Da redação, com informações Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.