Reprodução/USGS – O terremoto de magnitude 5,9 ocorreu por volta das 20h14, no horário do Japão. Felizmente, não houve relatos de feridos no local

Notícias

Japão: terremoto atingiu o país e autoridades emitiram alerta de tsunami

Publicado por: Amanda Escorsin | 24 set 2024

O alerta foi emitido de forma preventiva para garantir a segurança dos cidadãos e orienta as pessoas a deixarem o mar e se afastarem das praias da costa de Torishima, no arquipélago de Izu

A Agência Meteorológica do Japão emitiu, nesta terça-feira (24), um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 5,9 atingir a costa do país na segunda-feira (23). O alerta foi emitido de forma preventiva para garantir a segurança dos cidadãos e orienta as pessoas a deixarem o mar e se afastarem das praias da costa de Torishima, no arquipélago de Izu.

O terremoto de magnitude 5,9 ocorreu por volta das 20h14, no horário do Japão. Felizmente, não houve relatos de feridos no local. O Japão, devido à sua localização geográfica, é frequentemente afetado por terremotos, já que faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, a área com mais movimentação sísmica do planeta.

Por que o Japão é tão suscetível a terremotos?

O Japão está situado na intersecção de quatro placas tectônicas: a Placa do Pacífico, a Placa das Filipinas, a Placa Eurasiática e a Placa Norte-Americana. A movimentação e a colisão dessas placas tectônicas são as principais responsáveis pela alta incidência de terremotos no país.

Como o Japão se prepara para um terremoto?

Devido à sua localização e histórico de atividade sísmica, o Japão está sempre em estado de alerta e se prepara continuamente para confrontar os terremotos. Algumas das medidas adotadas incluem:

Um terremoto de magnitude 5,9 é considerado moderado, podendo causar danos em áreas densamente povoadas, dependendo da sua profundidade e proximidade da superfície. Em geral, os impactos podem incluir:

Da redação, com informações da Terra Brasil Notícias

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.