A capacitação profissional é uma das políticas públicas desenvolvidas pela SMDF como forma de inserir mulheres no mercado de trabalho | Foto: Vinícius de Melo/SMDF

Direito da MulherNotícias

DF: Projeto oferecerá 360 vagas de capacitação profissional gratuita para mulheres

Publicado por: Amanda Escorsin | 18 set 2024

A iniciativa terá duração de 2 anos e prevê a capacitação de 180 mulheres por ano. As aulas serão realizadas nas unidades de atendimento da Secretaria da Mulher, conforme a demanda identificada.

A Secretaria da Mulher (SMDF) e o IFB firmaram o Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2024 para lançar o Projeto Mulheres Mil, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para mulheres. Com duração de 2 anos, a iniciativa capacitará 180 mulheres por ano, com aulas nas unidades da Secretaria conforme a demanda.

A parceria busca ampliar as oportunidades de qualificação profissional, contribuindo para a autonomia e a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Os cursos serão oferecidos pelo IFB, tanto de forma presencial quanto online, de acordo com o plano de trabalho estabelecido entre as instituições. A oferta inclui uma variedade de áreas, visando atender às demandas do mercado e promover o empoderamento econômico e social das mulheres do Distrito Federal.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da cooperação e como ela complementa as iniciativas já desenvolvidas pela secretaria: “Esta parceria com o IFB representa um passo significativo na promoção da independência e no fortalecimento das mulheres do Distrito Federal. Ela vem para somar aos projetos já desenvolvidos pela secretaria, como o Mão na Massa, que oferece capacitação profissional com o apoio do BRB, o Oportunidade Mulher, com oficinas e palestras, e o Programa Realize, que busca desenvolver competências comportamentais, para a vida e para o trabalho. Por meio da educação e da qualificação profissional, estamos construindo um futuro mais inclusivo e equitativo.”

A capacitação profissional é uma das políticas públicas desenvolvidas pela SMDF como forma de inserir mulheres no mercado de trabalho, rompendo o ciclo de violência e a dependência econômica. Priscila Nascimento, aluna do curso de cuidador de idosos que ocorreu no último mês no Empreende + Mulher em Taguatinga, destacou a importância da iniciativa. “Participar desses cursos mudou minha vida. Hoje, me sinto mais preparada para buscar uma oportunidade de trabalho e garantir o sustento da minha família.”

“Estamos empenhados em oferecer uma formação de qualidade que promova o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres atendidas pela secretaria. Este acordo reforça nosso compromisso com a inclusão social e a promoção da educação para todos”, disse a reitora do IFB, Veruska Ribeiro Machado.

Da redação, com informações da Secretaria da Mulher do DF

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.