Foto: Ricardo Stuckert / PR
Publicado por: Amanda Escorsin | 13 ago 2024
Acompanhados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo assessor especial Celso Amorim, discutiram durante cerca de 80 minutos a economia argentina e os desafios que o país enfrenta atualmente, como a recessão, o crescimento do desemprego, o aumento da pobreza e a desindustrialização.
Na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no Palácio do Planalto com Axel Kicillof, economista e governador da província de Buenos Aires. Acompanhados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo assessor especial Celso Amorim, discutiram durante cerca de 80 minutos a economia argentina e os desafios que o país enfrenta atualmente, como a recessão, o crescimento do desemprego, o aumento da pobreza e a desindustrialização.
Durante o encontro, também abordaram o cenário político na Argentina, destacando a atuação do peronismo e suas perspectivas, além das relações entre as diversas correntes ideológicas. A situação sócio-econômica da província de Buenos Aires, que abriga grande parte da população e é um centro vital da atividade econômica do país, foi outro tema discutido, especialmente em relação aos desafios impostos pela recessão. Kicillof enfatizou a relevância das relações econômicas entre a província e o Brasil. Ele também mencionou a reunião que teve mais cedo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, onde trataram de comércio e investimentos.
O presidente Lula, por sua vez, comentou sobre o cenário geopolítico da América do Sul e os desafios enfrentados no processo de integração regional, especialmente após os avanços obtidos durante seus primeiros dois mandatos. Ele destacou a importância da continuidade dos diversos projetos de investimentos de empresas brasileiras na Argentina.
Da redação, com informações do GOV.BR
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.