Foto/reprodução: Brasil Escola

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GDF:  jovens são valorizados com oferta de programas profissionalizantes

Publicado por: Amanda Escorsin | 12 ago 2024

por meio da Secretaria da Família e Juventude (SFJ), o GDF tem apoiado esse público com a oferta de programas voltados à profissionalização dos jovens.

O Dia Internacional da Juventude é celebrado neste 12 de agosto. A data reforça a importância dos jovens na construção de um futuro de qualidade e sustentável. Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Família e Juventude (SFJ), tem apoiado esse público com a oferta de programas voltados à profissionalização dos jovens.

Entre as medidas está o programa Jovem Candango, iniciativa que abre as portas do mercado de trabalho e da distribuição de renda juvenil no DF. Atualmente, graças à iniciativa, 1.350 adolescentes de todo o Distrito Federal integram o quadro de funcionários de diversas secretarias do GDF e administrações regionais da capital.

O programa tem como objetivo promover a formação técnico-profissional metódica, por meio de atividades práticas e teóricas, compatíveis com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz, incorporando a aprendizagem à administração pública, promovendo a convivência e o fortalecimento de vínculos, e garantindo a promoção da integração de jovens em situação de vulnerabilidade social ao mercado do trabalho.

“É importante que o jovem esteja inserido na administração pública porque, além de contribuir, ele acaba aprendendo sobre o trabalho que o poder público faz e valoriza o trabalho que o Governo do Distrito Federal faz na melhoria da cidade”

Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude

Atualmente, o Jovem Candango atende jovens entre 15 e 18 anos de idade. De acordo com o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, a partir de 2025, o programa passará a beneficiar jovens de até 22 anos. O próximo edital do Jovem Candango está previsto para ser lançado em fevereiro de 2025, com 1.800 vagas disponíveis nas secretarias do GDF e administrações regionais da capital.

A atuação da juventude no poder público é celebrada por Delmasso: “É importante que o jovem esteja inserido na administração pública porque, além de contribuir, ele acaba aprendendo sobre o trabalho que o poder público faz e valoriza o trabalho que o Governo do Distrito Federal faz na melhoria da cidade. Acaba sendo uma ótima oportunidade para que eles possam se profissionalizar da maneira correta”.

Parceria com empresas

Outra iniciativa que tem como objetivo abrir as portas do mercado de trabalho para o público jovem é o selo Empresa Parceira da Juventude, concedido a empresas que contratam pessoas entre 15 e 29 anos, dando a oportunidade da primeira experiência profissional. Em 2024, o GDF já entregou cerca de 180 selos a empresas do DF que priorizam a contratação de jovens dentro do quadro de funcionários.

O GDF trabalha para ampliar, cada vez mais, o acesso do público jovem ao mercado de trabalho. Por isso, neste mês, deve lançar um projeto que consiste na criação de um banco de talentos do Distrito Federal.

“A ideia é juntar os jovens que querem uma vaga de emprego, fazer um cadastro especial e, em parceria com a Secretaria de Trabalho, encaminhar esse banco para os postos vagos de trabalho”, disse o secretário da Família e Juventude.

Segundo Delmasso, a expectativa é empregar entre mil e dois mil jovens por meio de uma parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

“Vamos reconhecer o currículo de jovens que queiram atuar no mercado de trabalho em áreas específicas; e, a depender das demandas das empresas, oferecer contratação”, explica o secretário.

Da redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.