Ministra da Gestão Esther Dweck -Foto/reprodução: Geraldo Magela, Agência Senado
Publicado por: Amanda Escorsin | 19 jun 2024
“O Concurso Nacional Unificado foi uma grande inovação. Foi uma ideia que foi surgindo, da ideia de retomar os concursos no Brasil. Ficamos muito tempo sem concursos, exceto nas áreas de educação e segurança” -Esther Dweck
Na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, a ministra Esther Dweck confirmou que novos concursos federais serão autorizados em 2024 e haverá complementação de vagas. A confirmação ocorreu no Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec. O anúncio, previsto para maio, foi adiado devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
O Concurso Nacional Unificado foi uma grande inovação. Foi uma ideia que foi surgindo, da ideia de retomar os concursos no Brasil. Ficamos muito tempo sem concursos, exceto nas áreas de educação e segurança
O Concurso Nacional Unificado foi uma grande inovação. Foi uma ideia que foi surgindo, da ideia de retomar os concursos no Brasil. Ficamos muito tempo sem concursos, exceto nas áreas de educação e segurança
Esther Dweck
“Além disso, tivemos novas autorizações de concursos no ano passado e nesse ano vamos ter também. Essa retomada contínua de novas autorizações é algo que a gente pretende manter de forma permanente. É muito mais interessante,inclusive para o estado brasileiro, ter uma entrada contínua de servidores Em um órgão que, por exemplo, fica 10 anos sem contratar, em determinado momento temos uma grande saída de pessoal”, reforçou. Ainda de acordo com ela, o ideal é contratar pessoal como é feito no Itamaraty, que realiza concursos todos os anos para a carreira de diplomata.
Segundo ela, em breve será publicado um decreto sobre o estágio probatório. Uma minuta já está pronta e deve ser divulgada em breve. “Vamos fazer o estágio probatório ser realmente um período de recepção e avaliação de novos servidores, que é um processo importantíssimo”, disse.
Vale lembrar que, em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.
Da redação, com informações da JC concursos e Governo Federal.
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.