Brasília (DF), 01/06/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no Palácio do Itamaraty. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicado por: Amanda Escorsin | 11 jun 2024
“A cerimônia de premiação nacional da Obmep celebra o talento presente em todos os recantos deste país continental, numa festa emocionante, que culmina mais um ciclo da realização da Olimpíada”, destaca o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente nesta terça-feira, 11 de junho, no Rio de Janeiro, na Cerimônia de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A Obmep, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é a maior competição científica do país. A solenidade acontecerá no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, com início às 15h30.
Em sua 18ª edição, o evento contou, em 2024, com a participação de mais de 18,3 milhões de alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, provenientes de 55,3 mil escolas públicas e privadas de 99,8% dos municípios brasileiros.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Ao todo, 650 estudantes são premiados com a medalha de ouro. Além deles, a 18ª Obmep já distribuiu, em cerimônias regionais, 1.950 medalhas de prata, 5.850 medalhas de bronze e 48.163 menções honrosas. Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr. ) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece bolsa de R$ 300 a alunos de escolas públicas que integram o programa.
EXPERIÊNCIA ÚNICA – A premiação desta terça-feira é o evento mais aguardado pelos estudantes que se destacaram na competição. A organização promove a logística para trazer os medalhistas de ouro à cerimônia e para que tenham uma experiência única. Após seis anos em outras cidades, o evento volta ao Rio de Janeiro, sede do IMPA. Os estudantes chegaram no domingo (9/6) para participar de atividades, palestras, e sorteios de brindes.
IMPA TECH – Nove alunos do IMPA Tech , o programa de graduação do IMPA, inaugurado este ano, estão entre os premiados com o ouro da OBMEP. A relação entre a olimpíada e o curso inaugurado em abril deste ano com presença do presidente Lula são diretas. O processo seletivo para 2024 destinou 80% das vagas para estudantes com os melhores desempenhos em cinco olimpíadas de conhecimento: OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Na inauguração, Lula definiu assim a importância do curso superior de matemática do IMPA: “Em qualquer época que se marque um gol de bicicleta, ele é o mais bonito do jogo. Estamos marcando um gol de bicicleta no Rio de Janeiro criando a faculdade de matemática, e que isso sirva de exemplo para o mundo inteiro”.
QUALIFICAÇÃO – Gratuito e inovador, o IMPA Tech nasceu com a missão de formar jovens altamente qualificados para o mercado de trabalho ligado à tecnologia. A graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação tem quatro anos de duração e, após um ciclo básico, os estudantes podem escolher entre Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. O espaço atende 100 alunos no primeiro ano. Somente para 2024, o Governo Federal investirá R$ 18,7 milhões no IMPA Tech, que também conta com alojamento e apoio financeiro para os estudantes. Nascido em Cocal dos Alves, no interior do Piauí, Alex Vieira está no bacharelado graças a sua trajetória na competição. “A OBMEP foi fundamental para eu começar a gostar da matemática e querer aprender mais”.
OBMEP – Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
Ao todo, 650 estudantes de todo o país receberão as medalhas de ouro na Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP.
Da redação, com informações da Agência GOV
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.