Foto/reprodução: Câmara dos Deputados

NotíciasPOLÍTICA

Reforma tributária: segundo plano será divulgado nesta terça, mas o tempo é escasso para aprovar o primeiro antes do recesso.

Publicado por: Amanda Escorsin | 4 jun 2024

O governo anuncia nesta terça-feira (4) o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, mas o tempo vai ficando cada vez mais curto até para se aprovar o primeiro projeto relacionado ao tema antes do recesso parlamentar na Câmara dos deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia prometido aprovar os projetos de regulamentação antes da segunda quinzena de julho, mas até agora o primeiro projeto avançou pouco na Casa. A comissão designada para relatar o primeiro texto ainda está na fase inicial.

Lira continua assegurando que os projetos serão aprovados antes do recesso parlamentar, mas no Palácio do Planalto o tempo curto causa preocupação. Segundo assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a expectativa é que a regulamentação seja aprovada pelo menos até o fim deste ano. Neste primeiro semestre, a avaliação é que dificilmente será votada na Câmara dos Deputados.

Em junho, acontecem as tradicionais Festas Juninas no Nordeste, o que esvazia a Câmara dos Deputados, especialmente em ano de eleição municipal. Além disso, no segundo semestre, o Congresso estará enfraquecido devido às disputas municipais.

O segundo projeto, que será anunciado nesta terça-feira, trata da criação do Comitê Gestor dos novos tributos, IBS e CBS, da distribuição federativa da receita, e do contencioso administrativo relacionado aos novos tributos, ou seja, litígios na esfera administrativa. Também incluirá medidas como a tributação da Previdência Privada.

O presidente Lula acredita que a regulamentação será aprovada ainda este ano, pois tanto Arthur Lira quanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desejam deixar como legado a aprovação da reforma tributária completa durante seus mandatos nas duas Casas do Legislativo.

Da redação, com informações do G1-Política

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.