Publicado por: Amanda Escorsin | 28 maio 2024
Divulgado resultado da segunda consulta pública sobre PNAB 2024
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) anunciou, nesta terça-feira (28), o resultado da segunda consulta pública relativa à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2024. O formulário esteve disponível para preenchimento desde o dia 23 de maio, com o prazo encerrado no último domingo (26).
A consulta pública apresentou quatro ações, permitindo que os participantes escolhessem a que melhor refletisse a necessidade de envolvimento de entidades e agentes culturais na PNAB 2024. As opções eram: aquisição de bens culturais, fomento cultural, Política Nacional de Cultura Viva, e subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais.
Adicionalmente, o formulário também solicitou que os participantes indicassem qual atividade melhor representaria a necessidade de participação na PNAB, sendo este tópico dividido em 11 diferentes atividades.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a consulta pública é uma importante ferramenta de abertura de diálogo com a comunidade cultural. “Os formulários representam uma oportunidade para que artistas, produtores, agentes culturais e amantes da arte e da cultura do DF contribuam com suas sugestões e visões para a construção do futuro cultural da região”, reforçou. “A participação ativa da comunidade cultural é essencial para que a PNAB 2024 atenda a necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais e artistas do Distrito Federal. Esta política, instituída pela Lei nº 14.399/2022, tem como objetivo fomentar a cultura de forma contínua em todo o país, com recursos previstos até 2027”.
As informações coletadas por meio dos formulários serão utilizadas como subsídio na elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), a ser enviado pela Secretaria ao Ministério da Cultura até 31 de maio de 202. A consulta pública está baseada na Lei nº 14.399/2022, que institui a PNAB, estabelecendo critérios para este processo.
Da redação, com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Brasília
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.