Foto: Reprodução

NotíciasPOLÍTICA

‘Governar é eleger prioridades’, diz Plácido Cunha, pré-candidato à prefeito em Valparaíso de Goiás

Publicado por: Amanda Escorsin | 20 jul 2023

Por Amanda Escorsin

De motorista à chefe de gabinete na Câmara Federal, o vereador Francisco Plácido Cunha, 55, reside há 38 anos em Valparaíso de Goiás e contabiliza uma vasta trajetória política no município goiano. Natural de Buriti dos Lopes (PI), Plácido começou a trabalhar aos 9 anos de idade como auxiliar em uma metalúrgica. Eleito vereador na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás em outubro de 2008, o piauiense atuou como secretário de Governo entre 2017 e 2020, tendo sido nomeado pela ex-prefeita Lucimar Nascimento (PT) e logo após, na primeira gestão de Pábio Mossoró (MDB). Ainda, presidiu a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás entre 2021 e 2022.  

Ao portal Dama do Poder, Plácido relata que sempre teve uma vocação para o interesse comum. Uma das suas estratégias para compreender o universo político de forma mais aprofundada, foi usar de suas horas vagas para desenvolver habilidade em meios aos ofícios administrativos, operacionais e técnicos do gabinete parlamentar e do processo legislativo quando ainda era motorista na Câmara dos Deputados.

Em entrevista ao Dama do Poder, Plácido cita sobre sua pré-candidatura, aliados e projetos tecnológicos. Veja mais abaixo:

1 – Vereador Placido, seu mandato de dois anos à frente da Câmara de Valparaíso de Goiás foi avaliado de forma positiva. Como está a sua relação com as lideranças locais?

Avalio como boa! Ser avaliado “de forma positiva”, como você falou, pressupõe que liderar é ter domínio sobre a direção em que se está seguindo.

2 – Quando o senhor estava como presidente da Câmara Municipal, o grau de transparência de sua gestão foi bem avaliado pelo TCM-GO entre 2/1/2021 e 2/42022, com nota 100, inédita em um Poder Legislativo. Quais ferramentas e estratégias o senhor acredita que são fundamentais para uma boa gestão?

Acredito que o bom gestor tem maior controle sobre os processos administrativos e melhor poder de decisão, quando cercado de técnicos competentes e boa assessoria. Vale lembrar que essa avaliação ocorreu nos dois anos consecutivos de meu mandato.

3 – Um dos projetos que o senhor implantou foi a TV Câmara, que torna mais fácil à comunidade, acompanhar o trabalho executado pelo Legislativo por meio das redes sociais. Qual sua visão sobre o papel da tecnologia na construção de uma cidade?

Papel de suma importância, pois não é concebível que uma cidade, como Valparaíso de Goiás, tão próxima da Capital do País, funcione de forma analógica. Por isso implantei a TV Câmara.

4 – Próximo às eleições de 2024, o senhor se apresenta como pré-candidato a Prefeito. Aliados do atual governo, comunidade e a nova Executiva do PSD Municipal apoiam a sua pretensão?

Sim, tenho o apoio de PSD local, no qual, me honraram como Presidente de Honra desse importante Partido. A comunidade deseja alguém que resolva os graves problemas da Cidade e vê em minha pessoa essa alternativa. Quanto ao governo local, o Chefe do Poder Executivo sempre contou com meu apoio e minha lealdade.

5 – Sendo atuante nas atividades políticas do Município e conhecedor das demandas locais, se eleito o próximo Chefe do Poder Executivo, quais os principais projetos que realizará como governante?

Governar é eleger prioridades. Dessa forma, estarei ouvindo a minha comunidade sobre a resolução definitiva do Sistema de Transporte Público. Em vez de viaduto, a solução por meio de trincheira na BR-040, o terminal rodoviário e o Hospital Federal. Nós cuidaremos das pessoas.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.