Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Notícias

Após ser criticado por Lula, Campos diz que ‘é importante respeitar as instituições’

Publicado por: Amanda Escorsin | 14 fev 2023

Nesta terça-feira (14), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Alvo disse que “é importante respeitar as instituições”, após ter recebido críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O economista defende a autonomia da instituição financeira e afirmou que há “uma enorme boa vontade” nos fluxos de investimentos para o Brasil e que esse momento pode ser aproveitado se houver credibilidade e instituições fortes.

O embate de Lula com Campos Neto foi devido à insatisfação com a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano, o maior patamar dos últimos seis anos. Na última segunda-feira (13), o presidente do BC negou ter proposto ao governo um aumento da meta de inflação para ganhar flexibilidade na política monetária, determinante na definição das taxas de juros em um país.

“Quanto mais fortes as instituições, mais intenso pode ser o debate”, defendeu. Por outro lado, pontuou que não é papel da autoridade monetária interferir na decisão sobre as metas de inflação, em uma referência às falas de Lula criticando a atuação do Banco Central. O presidente do Brasil expressou o desejo de fixar a taxa de juros em 4,5%.

“A regra do jogo é clara: quem determina a meta [de inflação] não é o Banco Central. O Banco Central, no fim das contas, segue a meta, tem um conjunto de instrumentos disponíveis e tem autonomia operacional dentro desses instrumentos para seguir a meta”, afirmou Campos Neto.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.