Foto: Arquivo pessoal/Iara Gomes
Publicado por: Amanda Escorsin | 4 nov 2022
O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil encerra nesta sexta (4) a votação para a nova etapa decisiva em que serão definidas uma composição finalista por categoria, das cinco em disputa nesta edição.
Ouvintes e internautas podem votar no site do festival quantas vezes quiser para escolher suas obras preferidas entre as 50 classificadas à fase semifinal. Este é o primeiro ano que o evento é organizado em conjunto pela Rádio MEC e Rádio Nacional.
Além das cinco músicas indicadas pela audiência em participação popular via internet, a Comissão Julgadora determina outras dez, sendo duas por categoria, para a grande decisão. As 15 finalistas devem ser anunciadas no sábado (5), quando inicia a fase de votação para apontar as vencedoras.
As composições estão no ar durante a programação de acordo com o perfil das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As ganhadoras recebem o reconhecimento em cada uma das cinco categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil, Música Popular e Música Regional.
As obras habilitadas concorrem aos prêmios em um espetáculo especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A apresentação prevista para o dia 6 de dezembro reúne os artistas para celebrar a final do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil.
Os artistas laureados levam os respectivos troféus: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.
A primeira edição do festival promovida em formato integrado pelas tradicionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacional comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no país. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.
A análise do júri para selecionar as obras considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.
Os autores das produções inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.
Com informações da Agência Brasil
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.